TCCs

O que é o TCC?!

Geralmente é aquilo que separa você do seu diploma. Só que não.

O TCC é a “prova da faculdade”. É o momento em que o aluno utiliza o conhecimento que obteve na faculdade e o utiliza para resolver um problema. O TCC deve demonstrar que o aluno esta apto para prosseguir.

Falamos mais sobre isto a seguir.

Orientação

No LRG, o aluno é:

  1. orientado pelo Prof. Carlos e/ou Prof. Carla;
  2. acompanhado pelos Mestrandos;
  3. tutorado pelos Doutorandos.

Este método permite que o aluno de graduação:

  • Receba uma melhor atenção a fim de focar no resultado do trabalho;
  • Interaja com a equipe do LRG como um todo;
  • Se familiarize com o ambiente de Pós-Graduação;
  • Se engaje em um dos projetos de pesquisa do LRG.

Tema

Procuramos fazer com que todos os trabalhos sejam interligados, desenvolvidos em equipe e tenham um significado maior no âmbito das linhas de pesquisa do laboratório. O trabalho produzido pelo aluno será aproveitado posteriormente em sua vida acadêmica e no progresso das pesquisas do LRG. Procuramos fazer com que os TCCs sejam relacionados no escopo das atividades  de pesquisas dos Mestrandos e doutorandos.

Estrutura do Trabalho

Como dito no inicio, o trabalho do aluno deve transparecer o seguinte pensamento: “Me deparei com este problema neste cenário (introdução), baseado no conhecimento adquirido (Pesquisa Bibliográfica), resolvi adotar tal solução (Proposta) e obtive tal resultado (conclusão)”.

 Segue abaixo uma sugestão de estrutura de trabalho:

  1. Introdução: Aqui deve-se dar uma ideia do cenário do trabalho (Escopo) e o problema deve ficar descrito claramente.

    1. Objetivos Gerais: Qual o OG do trabalho? Implementar um modelo? Comparar Tecnicas? Fazer experimentos?

    2. Objetivos Específicos: Quais os OE? Que modelos ou Tecnicas serão usadas? O que fará com cada um deles, implementará, descreverá, pesquisará?

  2. Escopo: Qual o cenário do seu problema? Em que outros locais ele se aplica? Ou não se aplica? Qual o cenário que será levado em consideração? Quais são os limites deles? Do que você tratará? O que você ignorará? O que você desconsiderará? 

  3. Estado da Arte: Quais soluções você encontrou para sanar seu problema? Eles funcionam? Quais os pontos fracos e fortes de cada solução?

  4. Proposta: Qual a sua proposta? Que referencias você esta seguindo? Porque esta usando as tecnicas/modelos escolhidos? Qual a relação entre elas e o cenário/problema?

  5. Experiências: Vai implementar? Vai simular? Que variáveis foram utilizadas? Qual foi o resultado?

  6. Conclusão: Ligue o que você se propôs a fazer nos OG e OE e o que você realmente fez. Foi tudo como planejado? Quais os resultados positivos? Quais os resultados negativos? Pontos fracos? Pontos Fortes?

    Trabalhos Futuros: Dados o que você fez, quais foram as lacunas que sobraram? O que recomenda explorar? O que não recomenda Explorar?

ORIENTAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM COMISSÃO EXAMINADORA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO REALIZADOS PELO PROF. CARLOS BECKER WESTPHALL:

01 – MOSCHETTA, M. C. Funções em Segurança de Redes para o NetView/6000. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. (94/1 e 94/2). (Orientador).

02 – KORMANN, L. F. e COSER, A. Implementação da Função de Contabilização para a Plataforma  de Gerenciamento ISODE-OSIMIS. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (94/1 e 94/2). (Orientador).

03 – LUDVIG, J. & CORREA, I. M. Funções de Gerência de Contabilização  para a Rede UFSC. I Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (94/1 e 95/2). (Orientador).

04 – VITOR, H. F. e RIBEIRO, M. V. Novas funções de Gerência para Redes de Computadores usando o SunNet Manager. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (94/1 e 95/1). (Orientador).

05 – WARMLING, D. Sistema de Informações do Departamento de Engenharia Sanitária e ambiental. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (95/1 E 95/2). (Orientador).

06 – QUILANTE, M e KUERTEN, R. Desenvolvimento de Novas Funções de Gerência para o NetView/6000. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.   (94/2 e 95/1). (Orientador).

07 – CORREA NETO, A. S. e ROGERIO, K. O. Implementação da Função de Medida de Uso e Contabilização de Recursos para a Plataforma de Gerenciamento ISODE/OSIMIS. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (95/1 e 95/2). (Orientador).

08 – ANGELO, F. E.  Monitoração da RMON MIB através da Plataforma de Gerência Sun Net Manager. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (95/1 e 95/2). (Orientador).

09 – SINIBALDI, N. e PEREIRA, J. Implementação de um Elemento de Rede (Trail Termination Point) para a Gerência de Redes ATM usando OSIMIS-TMN. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (95/2 e 96/1). (Orientador).

10 – MUSSI, C. C. e MAZORCA, V. N. F. Implementação de um Elemento de Rede (Ponto de Terminação da Conexão) para a Gerência de Redes ATM usando OSIMIS-TMN. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (95/2 e 96/1). (Orientador).

11 – PALMA, M. R. e LAVINIKI, S. R.  Implementação de Objetos Gerenciados para Supervisão de Alarmes TMN aplicado a Central EWSD. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (96/1 e 96/2). (Orientador).

12 – SCHWEITZER, C. M. Desenvolvimento de Baselines com o Uso de Simulação para Automação de Gerência de Redes. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (96/1 e 96/2). (Orientador).

13 – RASCHCOWETZKI, A. M. Construção de um mecanismo de interface entre um elemento de rede TMN e bases de informação SNMP. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (96/2 e 97/1). (Orientador).

14 – SILVA, A. e FIORESE, A. Biblioteca de Classes de Gerência de Redes Internet. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (97/1 e 97/2). (Orientador).

15  – ARANTES, J. A. Construção de um agente SNMP aplicado a Gerência de Redes ATM através de Redes Neurais. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (97/1 e 97/2). (Orientador).

16  – CHAVES, R. A . Framework CORBA para Gerência de Redes. Trabalho de Conclusão de 
Curso. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC..  (97/2 e 98/1). (Orientador).

17 – ROVARIS, E.; ANJOS, F. C. Gerenciamento de Performance de Roteadores Utilizando WWW e SNMP. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (98/1 e 98/2). (Orientador).

18 – SANTOS, G. V. Ferramenta Gráfica para Configuração e Administração de DNS em Plataformas Unix. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC.  (98/1 e 98/2). (Orientador).

19 – NASCIMENTO, E. L. & MESQUITA, M. S. Sistema de Gerenciamento de Redes Baseado em SNMP com Estudo de Caso. Defesa da Monografia do trabalho do Curso de Especialização em Redes de Computadores. UFES, Vitória (ES), 17/04/1999. (Orientador).

20 – ARMANINI, K. K. WebVis: Uma Frramenta para Análise de Tráfego em Links TCP/IP através de Browsers Web. Florianópolis, 02/08/199. (Orientador).

21 – SANTOS, A. O. & LAZZARIS JR., M. Estudo de Ataques de Negação de Serviços em Roteadores CISCO. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis, 02/08/1999. (Co-orientador).

22 – FARIAS, J. V. M. & ADOUL, K. E. Gerência de um Sistema Distribuído utilizando CORBA e Delphi 4. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis, 04/08/1999. (Orientador).

23 – SOUZA, F. P. & LEITE, K. C. Sistema de Extrato Telefônico via WEB em JAVA com suporte CORBA. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianóplis, 04/08/1999. (orientador).

24 – SILVEIRA, A. D. & FERREIRA, A. M. Estudo de Ferramentas e Métodos para Segurança em Redes. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis, 04/08/1999. (Orientador).

25 – GAZOLA, P. E. & OLIVEIRA, M. A. F. Implementação de um Software 3-D de entretenimento em tempo real e distribuído em rede. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis, 04/08/1999. (Membro da Comissão Examinadora).

26 – COUTO, M. M. Componentes  de Software para Programação com Objetos Distribuídos. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 25/11/1999. (Membro da Comissão Examinadora).

27 – BORGES, J.R.C. Gerenciamento de um serviço de Extrato Telefônico na Internet por Funções de Relatório de Alarmes de Segurança. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 25/11/1999. (Membro da Comissão Examinadora).

28  – HELDEN, J.A.M.V.; MACHADO, M.W. Ferramenta de Gerenciamento de Falhas em Roteadores Utilizando WWW, JAVA E SNMP. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 26/11/1999. (Co-orientador).

29 – SILVA, S. V. Segurança em Ambiente Computacional Distribuído. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 26/11/1999. (Co-Orientador).

30 – SPINDOLA, F.S. Implementação Java do Módulo Gerente do SSTCC (Sistema de Segurança contre Clonagem de Celulares e Inadimplentes). Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 26/11/1999. (Orientador).

31 – BAROTTO, A. M.; BITTENCOURT, C. G. Avaliação de Aplicações Internet sobre uma Rede IPV6. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 30/11/1999. (Orientador).

32 – LIMA NETTO, C. V.; FERREIRA, C. L. Ambiente de Mensagens Instantâneas em Rede. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 30/11/1999. (Orientador).

33 – ARANTES, M.V.A. Controle de Tráfego ATM utilizando Redes Neurais. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 30/11/1999. (Orientador).

34 – HERMIDA, A.C.; VALLE, W. Implementação Java dos Módulos Agente e Adaptador do SSTCC (Sistema de Segurança para Telecomunicações contra Clonagem e Inadimplência). Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 30/11/1999. (Orientador).

35 – ARIOLI, Guilherme; FLORIANO, Davi. Análise Quantitativa de Tráfego em uma Rede TCP/IP. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 28/11/2000. (Orientador).

36 – PEREIRA, M. T.; BRANCO JR., A. D.. Projeto e Implementação de um Banco de Dados com Acesso via Dispositivos Móveis (WAP). Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 05/06/2001. (Orientador).

37 – PEREIRA, A. C. G. H. Integrador de Gerência para Dispositivos SDSL/HPN. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 05/08/2002. (Co-Orientador).

38 – ERDTMANN, A.; CARDOSO NETO, W. F. Qualidade de Serviço na Internet. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 06/02/2003. (Orientador).

39 – SANTOS, E. E. Agentes Coletores para GRIDs de Agentes  na Gerência de Redes. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 23/06/2003. (Orientador).

40 – BERNARDO, Leonardo. Uma solução de Autenticação Fim-a-Fim para o LDP. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 23/06/2003. (Orientador).

41 – BIANCHI, Silvia C. S. Gerenciamento de QoS do Sistema Operacional em Sistemas  Distribuídos Heterogêneos. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 02/2004. (Orientador).

42 – CASTILHO, Marcel.QUEEWeb: Um Sistema de Monitoramento de Qualidade de Energia Elétrica utilizando o Framework Seguraweb. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 02/2004. (Orientador).

43 – SILVA, Daniel Q.; REIS, Júlio A. A. Avaliação do SeguraWeb – Um Framework RBAC para Aplicações Web. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 02/2004. (Orientador).

44 – TAVARES, Rafael K.; LOBATO, Michel R. Efeito da Mobilidade em Métricas de Qualidade de Serviços para Redes Bluetooth. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 02/2004. (Orientador).

45 – RIBEIRO, Thiago. SANTOS; Ítalo G. Segurança em Redes sem Fio. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 25/06/2004. (Orientador).

46 –  NEGEL, Maria T. Grids de Agentes Processadores para Gerência de Redes de Computadores e Telecomunicações. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 25/06/2004. (Orientador).

47 – FARIA, José C. G. Ambiente de Monitoração para SLA em Redes. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 25/06/2004. (Co-orientador).

48 – ANDRADE, Daniel M. Framework para Desenvolvimento de Aplicações de Gerência Multicast via Web. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 16/06/ 2004. (Co-orientador).

49 – RODRIGUEZ, Javier Rodriguez. Routing Security Issues in Ad-Hoc Networks. Projet Final d´Études. INSA de Lyon 5ème Année – Département Télécommunications, Services & Usages. Florianópolis-SC, 29/07/2004. (Orientador).

50 – SARTORI, Ricardo. IFGraph: Ferramentas para monitoração de Redes e Equipamentos para Auxiliar Tomadas de Decisão. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 2004. (Co-orientador).

51 – SILVA, Eduardo G. Padrões de Redes Troncalizadas Wireless: TETRA & APCO-25. Trabalho de Conclusão de Curso. SIN- INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 17/11/2004/2004. (Orientador).

52 – VIVIAN, Darlan; ALCHIERI, Eduardo A. P. Análise de Métricas de QoS em Redes Sem Fio Ad-Hoc considerando questões de segurança para o Estabelecimento de SLAs. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 18/11/2004. (Orientador).

53 – PEREIRA, Thiago M. Qualidade de Serviço em Redes Sem Fio Ad-Hoc com ênfase  na Diferenciação de Serviços na Camada de Acesso ao Meio. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 18/11/2004. (Orientador).

54 – FONTANA, Heitor de B.; CORDEIRO, Gustavo. Análise de Conformidade com os Controles Sugeridos pelo Código de Prática NBR ISO/IEC 17799. Trabalho de Conclusão de Curso. SIN-INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 17/11/2004. (Orientador).

55 – SILVA, Ademir Francisco. Simulação e Avaliação de Desempenho em Redes Bluetooth. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 18/11/2004. (Orientador).

56 – FERREIRA, Susan Moller. Avaliação Experimental do Padrão 802.1X para prover Mobilidade e Segurança em Redes de Computadores. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 18/11/2004. (Co-orientador).

57 – BROGNONI, Guilherme Venícius. Análise de Algoritmos de Roteamento em redes Ad Hoc. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 10/06/2005. (Orientador).

58 – ROSA, Nilson da; SILVA, Carlos Eduardo da. Segurança em Redes Wireless. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 10/06/2005. (Orientador).

59 – KUNRATH, Leonardo. Estudo e implementação de um modelo de detecção de intrusão para grids computacionais utilizando análise comportamental distribuída. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 09/11/2005. (Orientador).

60 – TAKAHASHI, Afonso Kazuo; FREITAS NETO, Ruy Osório de. Segurança em Redes sem Fio. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 03/08/2006. (Orientador).

61 – BEZERRA, Wesley dos Reis. Uma Proposta de Modelo Automatizável de SLM para Web Services. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 03/08/2006. (Orientador).

62 – SOUZA, Renata Santos de. Análise do comportamento do protocolo TCP em redes de Alta Velocidade. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 16/11/2006. (Orientador).

63 – FLECK, Argos Luiz Martin. Definição de um acordo de nível de serviço voltado à segurança no Ambiente Computacional da CASAN. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 12/02/2007. (Orientador).

64 – FRANKE, Hans Alberto. GridM: Middleware Para integrar Sensores, Dispositivos Móveis e Grids. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 13/02/2007. (Orientador).

65 – BALEN, Douglas de Oliveira. Gerenciamento de Redes em Grades de Computadores: Uma abordagem usando Redes de Sensores e Contexto de Execução no Monitoramento de Redes. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 13/02/2007. (Orientador).

66 – SOUZA, Rudson Vieira de. Obtenção de dados de QoS dos elementos de um Grid Móvel. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 13/02/2007 (Orientador).

67 – BRINHOSA, Rafael Bosse. Desenvolvimento de um Mecanismo para Seleção Dinâmica de Web Services para Aplicações Compostas utilizando Métricas de QoS. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 13/02/2007 (Orientador).

68 – PACHECO, Edson Luiz e HARTMANN, Eduardo André. QoS em Wireless. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 06/2007 (Orientador).

69 – HAN, Hung Ruo. Proposta de descrição de ataques em ambientes grid. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 11/2007 (Orientador).

70 – GOMES, Pauli Figueredo. Uso de computação em grade em organizações virtuais. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 11/2007 (Orientador).

71 – CECHETTO, Thiago Nunes. Plugin de inclusão de equipamentos da linha hpn v3 em integrador de gerência para dispositivos de rede. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 11/2007 (Co-Orientador).

72 – SALVATORI, Ivan Luiz. Implementação de uma rede de voz sobre IP, aplicando QoS na rede e na interface com o usuário. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 11/2008 (Orientador).

73 – MICHELI, Rodrigo. Gerência das Reservas Maleáveis de Recursos na Grade Computacional. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 11/2008 (Orientador).

74 – MARDENDAL, Diogo Miguel. Replicação de Serviço em Ambiente de Grade Computacional Autônoma. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 11/2008 (Orientador).

75 – BECKER JUNIOR, Milton. MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE POLÍTICAS EM GRID COMPUTACIONAL. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 10/06/2009 (Orientador).

76 – GARCIA, Everton Rodrigues. Um Modelo de Simulação para Camada Física de Rádios Cognitivos. Trabalho de Conclusão de Curso. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 26/05/2010 (Orientador).

77 – URIARTE, Rafael Bruno. Um Estudo Sobre Computação em Nuvem e o Monitoramento de Nuvens Privadas. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 04/11/2010 (Orientador).

78 – FRACALOSSI, Armando. Gerência e Processamento de Dados Utilizando Cloud Computing. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 04/11/2010 (Orientador).

79 – GOMES, Frederico L. G. Magalhães. Computação em Nuvem em Data Centers. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 04/11/2010 (Orientador).

80 – MATSCHULAT, Jonatan Hartmann. Convergência de mídias em um ambiente VoIP. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 04/11/2010 (Orientador).

81 – PEREIRA, Fernando Lauro. Estudo de um modelo de negócio baseado em cloud computing aplicado a data centers. ADM-CSE-UFSC. Florianópolis (SC), 12/2010 (Co-orientador).

82 – SANTOS, Daniel Ricardo dos. Gerenciamento de identidades e privacidade em ambientes de computação em nuvem. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 03/06/2011 (membro da banca).

83 – BRASIL COSTA, Rodrigo José; BORGES, Leonardo Cesar. Gerenciamento de Identidade, um estudo teórico-prático. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 15/06/2011 (membro da banca).

84 – DEFENTI, Leonardo. Análise do Consumo de Energia de Equipamentos na UFSC para TI Verde. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 17/06/2011 (Orientador).

85 – ORTALE GONÇALVES, Bruno. Gerência e Monitoração de uma Nuvem Privada. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 17/06/2011 (Orientador).

86 – RODRIGUES DE FREITAS, Rafael. Aperfeiçoamentos no Simulador CloudSim para Computação em Nuvem Verde. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 08/11/2011 (Orientador).

87 – SANTIN EBONE, Denise. PLANEJAMENTO DA GESTÃO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIO USANDO A METODOLOGIA OCTAVE NA ANÁLISE DE RISCO. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 09/11/2011 (membro da banca).

88 – Vitti, Pedro Artur Figueiredo. Integração do PCMONS com o OpenNebula para Gerência e Monitoramento de Nuvens Privadas. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 06/06/2012 (Orientador).

89 – Ferreira, Rodrigo Fantinati. Desenvolvimento de roteiros laboratoriais de segurança computacional em ambientes virtualizados. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 06/06/2012 (membro da banca).

90 – Durieux, André Felipe. Monitoramento de servidores pela Web. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 10/12/2012 (membro da banca).

91 – Ventura, Alec Augusto Gonçalves. Análise do desempenho do software OpenStack na implementação de uma Cloud Computing. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 18/12/2012 (Orientador).

92 – Pescador, Rodrigo José Bertoldi & Brandtner, Paulo Alexandre de O. Desenvolvimento e estudo de uma ferramenta para gerência de SLA aplicado na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 18/12/2012 (Orientador).

93 – Cordeiro, Luis Fernando. Desenvolvimento de um ambiente de gerenciamento centralizado para autenticação, autorização e auditoria em um cenário de rede de campus heterogênea. INE-CTC-UFSC. Florianópolis (SC), 18/12/2012 (membro da banca).

94 – Possamai, Rodrigo. Avaliação da disponibilização de ambientes de testes pelas plataformas de computação em nuvem. Florianópolis (SC), 24/06/2012 (orientador).

95 – Sergio Piazza Borges Filho. Características Essenciais e Métricas de Utilização de um Software em Nuvem. Florianópolis (SC), 11/2013 (orientador).

96 – Ricardo Gazola. Failover de Links com roteador Mikrotik. Florianópolis (SC), 11/2013 (orientador).

97 – Jaime Gaston Maldonado Ramos. Fundamentos teóricos e tendências para a evolução das redes ópticas de transporte. Florianópolis (SC), 11/2013 (orientador).

98 – Giovanni Schmitt Salvador. Servidor de Borda de Código Livre para Conexão Remota e Segurança de Rede. Florianópolis (SC), 11/2013 (orientador).

99 – Estefânia Born. Uma abordagem para a otimização de recursos e redução do consumo de energia no ambiente de telefonia IP da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis (SC), 11/2013 (orientador).

100 – Ronaldo Vasconcellos Filho. Uma arquitetura para geração de resposta a intrusão de cloud computing. Florianópolis (SC), 11/2013 (co-orientador).

101 – Maxwell Gonçalves de Almeida. Armazenamento Big Data no Monitoramento em Nuvem. Florianópolis (SC), 06/2014 (orientador).

102 – Doris Muzemba Mbayi. Classificação dos Métodos de Tomada de Decisão para Gerenciamento Autônomo da Infraestrutura de Computação em Nuvem. Florianópolis (SC), 03/12/2014 (orientador).

103 – Abraham Jean. Gerenciamento WIFI. Florianópolis (SC), 03/12/2014 (orientador).

104 – Gabriel Beims Brascher. Proposta de um framework para consolidação de recursos em ambientes de computação em nuvem. Florianópolis (SC), 23/06/2015 (orientador).

105- Mariana Gomes Santos. Caracterização da infraestrutura de nuvem para suporte a Saúde Pública. Florianópolis (SC), 23/06/2015 (orientador).

106 – Leonardo Stadler Pezzini. Segurança em redes sem fio: estudo de caso. Florianópolis (SC), 23/06/2015 (orientador).

107 – Pedro Henrique Pereira Martins. Proposta de um framework autônomo para monitoramento de ambientes de computação em nuvem. Florianópolis (SC), 08/07/2016 (orientador).

108 – André Almeida Pfeiffer. Eindruck – Sistema de Design e Execução de Workflow Em Uma Ferramenta de Gerência de Projetos. Florianópolis (SC), 08/07/2016 (orientador).

109 – Paulo Ricardo Silveira Machado. Avaliação da confiabilidade de simuladores para o consumo de dados em Internet móvel. Florianópolis (SC), 18/11/2016 (orientador).